1º MOSTRA TEATRO DO MALEIRO

POR. GABRIELLA STARNECK

Uma série de espetáculos é produzida e exibida em Goiás anualmente. Mas quando se trata do teatro de animação, o número de apresentações é menor. Isso ocorre porque esse gênero não é tão difundido. Pensando nisso, a Cia. Teatro do Maleiro idealiza a 1ª Mostra Teatro do Maleiro, que ocorre a partir desta quarta-feira (24) – e vai até o próximo dia 9 de novembro – em diferentes locais do Estado. Durante esses dias, bonecos, objetos, marionetes e sombras ganham vida em apresentações que vão circular por Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia.
A companhia Teatro do Maleiro, a Nu Escuro, o Grupo de Teatro Reinação e a convidada Vânia Marques irão apresentar cinco espetáculos – todos envolvendo o teatro de formas animadas. “A proposta da 1ª Mostra Teatro do Maleiro é reunir pessoas que trabalham com esse gênero teatral ou que tenham algum espetáculo com bonecos em cena. Também queremos divulgar o teatro de formas animadas, discutir essa manifestação artística em específico, afirma Marcos Marrom, diretor da Cia. Teatro do Maleiro e organizador do evento, ao Essência. A mostra tem patrocínio da Lei Goyazes. 
Evento
Marcos conta que a ideia de criar a 1ª Mostra Teatro do Maleiro surgiu, porque em Goiás existem poucos trabalhos voltados para o teatro de formas animadas. Segundo ele, a Cia. Teatro do Maleiro é a única que produz espetáculos exclusivamente desse gênero teatral. O objetivo da mostra é justamente levar ao público o teatro de bonecos, por meio de espetáculos de qualidade, para despertar o interesse das pessoas por essa área – e até mesmo de futuros profissionais. “Os espetáculos que fazem parte da mostra são sérios, com temas interessantes, profissionais qualificados, manipulações afinadas. É esta qualidade que queremos levar”, diz o ator e diretor da Cia. Teatro do Maleiro.
Serão apresentados cinco espetáculos. A companhia anfitriã apresentará “O Boneco de Cor e Achado e Perdidos. Já a companhia Nu Escuro apresenta sua peça Plural, e, o grupo Reinação, o espetáculo Tudo Passa... Eu Passarinho! Vânia Marques apresentará Desembrulho. O projeto ainda contempla uma oficina, que ocorrerá de 29 de outubro a 2 de novembro, na Oficina Cultural Gepetto, com Gustavo Vale. Os interessados em participar da oficina devem enviar e-mail para critatura.gustavo@gmail.com. “A 1ª Mostra Teatro do Maleiro vem para permanecer. Vamos dar uma oficina para que as pessoas conheçam o teatro de bonecos”, afirma Marcos Marrom. 
Teatro de animação
Esse gênero – que reúne bonecos, marionetes, ventríloquos, luvas e objetos – ganhou o nome de teatro de animação somente na década de 1960 no Brasil. Nesse estilo de fazer teatral, material e imaterial se unem em palco numa fusão em que realidade se mistura com imaginação. “O teatro do boneco trabalha o lúdico das pessoas. O que não se pode fazer, na realidade humana, podemos trazer no mundo do boneco. Esse absurdo que o teatro de animação pode apresentar é que traz faz a linguagem diferenciada do gênero”, destaca o diretor da Cia. Teatro do Maleiro.
Contudo Marcos Marrom ressalta que o teatro de boneco ainda é cercado por muitos estereótipos: “Muitas pessoas se dirigem ao profissional desse gênero afirmando que ele está ‘brincando de bonequinho’, mas o teatro de animação é um trabalho sério – como outro qualquer –, que traz fortes temáticas como política e comunicação entre as pessoas. É uma arte milenar!”. A única diferença para o teatro ‘convencional’ é que esse gênero se apropria de bonecos, projeções, marionetes, máscaras – dentre outros – para compor o enredo. 
Programação
A caravana chegará, primeiramente, ao colégio Heli Alvez Ferreira, a Anápolis, na quarta-feira(24) e quinta-feira (25). De lá, ela seguirá para o Teatro Cidade Livre, em Aparecida de Goiânia, entre 1º e 3 de novembro. No dia 6 de novembro, a mostra chegará ao IFG de Goiânia e IFG de Anápolis. Nos dias 7, 8 e 9 de novembro, as apresentações correrão no Teatro Sonhus. No dia 9, também haverá apresentação no Basileu França.  Todas as apresentações são gratuitas, com exceção da que ocorrerá no Teatro Sonhus, que tem o custo de cinco reais. O projeto ainda contempla uma oficina, de 29 de outubro a 2 de novembro, na Oficina Cultural Gepetto com Gustavo Vale. O resultado será apresentado no dia 2 de novembro, no Teatro Cidade Livre, às 17h. Os interessados em participar da oficina devem enviar e-mail para critatura.gustavo@gmail.com.
Espetáculos 
Achados e Perdidos, da Cia. Teatro do Maleiro, apresenta ao público, no palco, objetos e marionetes, como a bailarina Fernanda Boteiro e o cavalo Molina Campos. O espetáculo promete instigar a criatividade de todos, em um mergulho dramaturgo, repleto de singularidades próprias do nosso cotidiano. Já Boneco de Cor, também do grupo anfitrião, apresenta uma história rodeada de personagens sociais do dia a dia. O espectador vê acontecendo uma verdadeira poética, constituída por músicas, poesias e interação com o público. As personagens que habitam o mundo apresentado neste espetáculo são bonecos com os quais o ator-bonequeiro dialoga e contracena. Todos se encantam por um universo em que a simplicidade se torna mágica.
Plural, da companhia Nu Escuro, traz em sua trama histórias de uma menina chamada Maria. Suas primeiras recordações remetem aos seus 7 anos, e a narrativa segue costurando memória em memória, fiando do universo rural ao urbano, bordando histórias vividas e sentidas, com seus encantos, medos, violências, coragens, lamentos e alegrias. Uma trama sempre tensionada entre o drama e a poesia, o trágico e o humor. Desembrulho, de Vânia Marques, conta a história de uma mãe que, nem depois da morte, foi capaz de superar a dor da perda de seu filho. Trata-se de uma história que se repete: um aborto espontâneo foi capaz de trazer das profundezas do além, o sentimento de uma mãe inconformada com a dor da perda.
Por fim, Tudo Passa... Eu Passarinho! apresenta a Palhaça Caçarola, que leva seu jardim picadeiro para realizar seu grande número, Nem Tudo que Reluz é Ouro, nem Tudo que Balança Cai! Mas imprevistos acontecem, e ela se atrapalha toda. Quando a Palhaça Caçarola finalmente anuncia seu grande número, ela fica tão emocionada que não para chorar de tanta emoção. Depois de alguns obstáculos, finalmente Caçarola vai realizar seu número, é o momento do gran finalle. Ela pede silêncio e atenção a todos, pois o número exige equilíbrio e alto poder de concentração. Caçarola desliza pelos ares em seu monociclo, e ao som de uma valsa se despede do público para continuar a levar seu jardim para outras quintas.
SERVIÇO
1ª Mostra Teatro do Maleiro
ANÁPOLIS
Colégio Estadual Professor Heli Alves Ferreira
24/10, 10h – ‘O Boneco de Cor’, Teatro do Maleiro
13h15 – ‘Tudo Passa... Eu Passarinho!’, Reinação
25/10, 19h – ‘Plural’, Nu Escuro
IFG-ANÁPOLIS
6/11, 19h – ‘Achados e Perdidos’, Teatro do Maleiro
APARECIDA DE GOIÂNIA
Teatro Cidade Livre
1/11, 9h – ‘Tudo Passa... Eu Passarinho!’, Grupo de teatro Reinação
1/11, 20h – ‘Plural’, Cia. de teatro Nu Escuro
2/11, 17h – Resultado da oficina com Gustavo Vale
2/11, 19h30 – ‘O Boneco de Cor’, Cia. Teatro do Maleiro
3/11, 19h30 – ‘Achados e Perdidos’, Cia. Teatro do Maleiro
GOIÂNIA
IFG-Goiânia
6/11, 10h – ‘O Boneco de Cor’, Teatro do Maleiro
Teatro Sonhus
7/11, 12h – ‘Achados e Perdidos’,  Cia. Teatro do Maleiro
9/11, 20h – ‘Plural’,  Cia. de teatro Nu Escuro / Valor único R$: 5
Basileu França
9/11, 14h – ‘Tudo passa... Eu Passarinho!’ Grupo de teatro Reinação 
Tópicos:

Seja o primeiro a comentar

http://ohoje.com.br/noticia/essencia/n/156816/t/teatro-de-animacao-em-destaque?fbclid=IwAR3y7cOyxE4VCFJrmEnJ5aoi67_KFj7AFparC6ItfXNW5zq26SUJW0-cxsI

Comentários

Postagens mais visitadas