CURRÍCULOS


 Marcos Marrom

Resumido:
Fundador da Cia. Teatro do MALEIRO formas animadas y títeres e a Cia. Pés de Lata  
·       Formado na UNSAM universidad San Martin - Buenos Aires teatro de formas animadas e objetos
·       E pela UNIFAN- Aparecida de Goiânia curso de Letras - inglês e português
            
·         Diretor do espetáculo AURORA da Cia. Pés de Lata 2016
·         Diretor do filme doc. YACIARA  NARA. Menina mulher das brumas do tempo. 2016

·         Diretor do filme Sr. Jesus? 2011

Telefone: 62 9-84990600
EMAIL.: cadernodomarcosmarrom@gmail.com 

Discursivo: Marcos da Silva Santana conhecido como Marcos Marrom, nacionalidade Brasileira, nasceu no ano de 1983 no dia 16 de março quando a França começava a usar o cartão eletrônico no lugar de cheques e dinheiro.
Começou a se interessar pela arte durante a adolescência quando trabalhava na Fundação Pró-Cerrado. Ele começou com aulas desenho e pintura na Escola de Artes Veiga Valle. Em seguida começou a cursar teatro, mas sentia não se encaixar em algum grupo, além de sofrer com a dificuldade das vaidades de artistas. Segundo o bonequeiro, havia dificuldades também de se encontrar, com desinteresses de alguns membros pensou logo. A partir daí começou a pensar na possibilidade de trabalhar com bonecos, pois as pessoas poderiam deixa-lo, mas os bonecos não.
O artista começou a buscar pelas ruas da cidade informações sobre quem fazia e trabalhava com bonecos e sempre recebia respostas de que todos vinham de São Paulo, até encontrar Izabela Nascente da Companhia Nu Escuro que passou para ele muito conhecimento sobre a construção dos bonecos. Marcos passou a visitar escolas para se apresentar durante o recreio e ganhar trocados, passando o chapéu entre as crianças. Em 2005, ele começou a se apresentar na Companhia Nu Escuro de Izabela Nascente e conseqüentemente a receber bem mais por sua arte. Foi então que sentiu a necessidade de buscar novas inspirações e técnicas para aprimorar seu trabalho, viajou para São Paulo e em seguida para Argentina.
No período em que esteve no exterior, Marcos estudou no único curso de Teatro de Bonecos na América do Sul, na Universidade San Martin. Também conheceu o chileno Eduardo Paéz e as argentinas Noalaní Aguló e Gabriela Civale com quem fundou o Teatro do Maleiro formas animadas y títeres, que leva esse nome em referência às viagens feitas. A estreia foi num período de instabilidade na vida do artista, por isso a peça levou o nome de CUERDA BAMBA. O bonequeiro viajou a trabalho em vários países da América Latina, tais como Bolívia, El Salvador, Uruguai, e algumas cidades do Brasil, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba com o bonequeiro Sergio Mercúrio, conhecido como El Titiritero de Banfield. Até que em 2011, ele finalmente retornou ao Brasil.
De volta a Goiânia, Marcos lançou a peça O Boneco de Cor, com a qual trabalha até hoje. A peça foi premiada como melhor espetáculo pelo juri especial do III Festival Nacional de Teatro realizado em Goiânia pela Cia. Oops! E No ano de 2015 no Festival de Anápolis recebe o premio do JURI Popular.  
Em 2012 em comemoração dos 5 anos, construiu 5 vídeos de bonequeiros de Goiânia com a preocupação de registrar trabalhos feitos ou sendo construídos na cidade principalmente deixar registrado o processo e o desenvolvimento destas pessoas.
Também ano de 2011 lançou o filme Sr. Jesus? do artista plástico Divino Jesus. Marcos admite as dificuldades de viver como artista no Brasil e principalmente em Goiânia e a iniciativa é para .
Marcos Marrom é uns dos maiores incentivadores de pesquisa do teatro de bonecos de Goiânia, sempre envolvido com as construções e pesquisas, foi um dos construtores dos bonecos do espetáculo Plural da Cia. de teatro Nu Escuro e também do espetáculo Envelopes, Gato Preto e Pitoresca, onde utilizavam bonecos de diferentes técnicas.
Foi o idealizador dos  os bonecos do espetáculo Cora Coralinha da Cia. de teatro Sala 3 e o espetáculo Arvore de Mamulengo 2015.   
onde seu trabalho foi construído até hoje independente, mas a paixão pelos bonecos e as vidas que ele criou a partir da madeira, papel e tecido o estimulam a continuar. vivendo e inspirando as pessoas com arte e poesia.                                                             

Vânia Marques




vaniamarquesatriz@gmail.com

Vânia Marques, (25) anos, Goiana, Atriz e professora de teatro, portadora do DRT: 3744. Iniciou sua graduação em Artes Cênicas no ano de 2014, pela Universidade Federal de Goiás (UFG), no qual se formou no dia 01 de março de 2018. 

Em 2014 subiu ao palco pela primeira vez, com o espetáculo ''Calabar'' (texto de Chico Buarque), no qual compôs a programação do FUGA 7, e foi dirigido por: Maria Ângela Ambrosis e Alinne Vieira, era componente avaliativo das disciplinas: Oficina de espetáculo I e II. Neste mesmo ano, participou de uma oficina sobre a loucura, com o Psiquiatra Vitor Pordeus na FEFD (Faculdade de Educação Física e dança da UFG), que fez parte da programação do quarto seminário de arte e direção de arte realizado pela EMAC (Escola de Música e Artes Cênicas).

No ano de 2015, apresentou o espetáculo ''Sertão Suassuna'' na catedral das artes no setor Jaó em Goiânia, o espetáculo foi dirigido por: Natássia Garcia, e compôs a programação do FUGA 8. Participou no mês de outubro deste mesmo ano do ENEARTE, realizado no Rio grande do Sul (RS), como atriz na Performance ''Eu te aceito'' de Thiago Santana, assim como de oficinas oferecidas pelo evento que teve a duração de uma semana. Durante um ano, fez parte do projeto de pesquisa dirigido por Maria Ângela Ambrosis, sobre Contação de Histórias pelo grupo de pesquisa IPU (Núcleo de pesquisa e criação cênica).

No ano de 2016, participou como ouvinte do ENEXC (Encontro de Extensão e Cultura), realizado em Recife (PE), oferecido pela UFPE, realizado no mês de novembro. Apresentou o espetáculo '' O mutirão em novo sol'', dirigido por: Saulo Dallago e Wilker Postigo, no FUGA 9, como componente avaliativo da disciplina de oficina do espetáculo 5 e 6. Neste mesmo ano durante a programação do FUGA 9, participou da oficina “teatro para bebês” ministrada pela Atriz Fernanda Cabral de Brasília. Ainda nesse primeiro semestre ministrou em seu estágio obrigatório III, uma oficina de criação de bonecos com pessoas da Associação Sócio Cultural Cidade Livre e que obteve a duração de três meses. 

No ano de 2017, integrou um processo de montagem dentro da Universidade Federal de Goiás, com o professor Guilherme Francisco Oliveira Junior, no qual o trabalho partiu da caracterização para a construção da personagem. O espetáculo foi apresentado na 10° edição do FUGA, com o nome: Desembrulho – Berço vazio e outras histórias. 

No ano de 2017 iniciou sua trajetória como atriz-manipuladora integrando a CIA teatro do maleiro formas animadas e títeres, participando do espetáculo '' Maria Bonita, flor de mandacaru'', um teatro de bonecos que ainda se encontra em circulação. Dentre as apresentações realizadas, foram utilizados espaços como: SESC – Centro, SESC – Jataí, Teatro Goiânia, Ponto de cultura cidade livre, Teatro sesi, Teatro martim cererê, oficina cultural geppetto dentre outros. Em seu trabalho de conclusão de curso, realizado na Universidade Federal de Goiás neste mesmo ano, desenvolveu uma pesquisa orientada pelo professor Ms° Francisco Oliveira Júnior com o tema “As particularidades da atuação no teatro de bonecos”, nesta pesquisa destrinchou sua experiência enquanto atriz manipuladora no espetáculo “Maria bonita, flor de mandacaru”.

No ano de 2018, participou da residência “Pontuação do objeto” ministrada por Duda Paiva e professores locais, realizado entre os dias 26/02 a 23/03 no Centro Cultural UFG.

No ano de 2019, desenvolveu um projeto solo denominado: Desembrulho que contou com a direção do diretor Marcos Marrom. As apresentações foram realizadas no teatro Goiânia ouro dentro da programação do festival  Goiânia em cena e também no espaço teatral sonhus, ao lado do Liceu em Goiânia. Neste mesmo ano, iniciou seu trabalho como professora de arte no CEPI Professora Telma Vieira de Sales em Aparecida de Goiânia - GO, onde se encontra até o momento atual.




CURRÍCULO RESUMIDO
Gustavo Vale possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Goiás, especialista em Cinema pela Faculdade Cambury e mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Goiás. Apaixonado pelo teatro de animação, participou de várias oficinas voltadas à construção e à manipulação de bonecos e ao papel do corpo do ator no teatro de bonecos. Está no cenário teatral desde 2000, tendo atuado em várias performances e em diversos espetáculos de atores e de bonecos e participado de importantes festivais como SESI Bonecos do Mundo e Goiânia Em Cena. É professor de teatro pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, onde desenvolve inúmeras pesquisas e práticas no campo da pedagógica do teatro, dando destaque ao teatro de bonecos e máscaras. Rua Londrina, Condomínio Porto Belo II, Casa 2, Jardim Novo Mundo, Goiânia-GO criatura.gustavo@gmail.com +55(62)985119052
https://criaturagustavo.wixsite.com/my-site





Leandranunespe@gmail.com (62) 9 8159-7076 (87) 9 9988-9540 Atriz, performance, dançarina, contadora de histórias e Professora de Teatro. Desenvolve pesquisas teórico/práticas sobre o Corpo Cênico do Ator/Dançarino. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro e Dança




Comentários

Postagens mais visitadas