MARIA BONITA

FOTOS DE LAYZA VASCONCELOS:
https://drive.google.com/drive/folders/0B5ArltYXAwojYTI4R1VpVHBWQTQ
https://drive.google.com/drive/my-drive  (material ficha técnica)
https://opopular.com.br/noticias/magazine/festival-com-36-apresenta%C3%A7%C3%B5es-c%C3%AAnicas-circula-por-goi%C3%A1s-1.1755594 




censura: livre
duração 50minutos


FESTIVAIS: 

  • VI mostra Teatro Cidade Livre infância e movimento 2023
  • 7ª Festival do Gama 2022
  • Goiânia Fest Kids 2019
  • Teatro para Todos: Sesi, Galhofada e Caldas Novas 2019
  • 3º Festival de Teatro para infância e juventude (razões para Sonhar)
  • Festival do Boneco Goiânia 2018 
  • 6ª Semana de Teatro de Goiás 2017 
  • 1º Festin/Go 2017 
  • 16º Festival Goiânia em Cena 2017







MAPA DE LUZ 
mics headset para os atores
mic para pandeiro
mic over para percussão
1 canal para rabeca (mic. Próprio)

Caixa de som/com retorno






Ficha técnica
Direção: Marcos Marrom
  
Roteiro:
Leandra Nunes
Marcos Marrom
Gustavo vale
Vânia Marques
      Atores:   
Gustavo Vale
Vânia Marques
      Iluminação:
Rodrigo  Assis Horse
      Criação Figurino atores:
Amilton Duarte
      Figurinos bonecos :
Marcos Marrom
Euler Teodosio
Costureira dos bonecos:
Alaíde Rodrigues
Costureira dos figurinos dos atores :
Marley Gomes de Melo
      Construções dos Bonecos:
Marcos Marrom
Alexandre Bellini
Euler Teodosio Maquete
      Adereços dos Bonecos:
Euler Teodosio Maquete
Marcos Marrom
      Fotos:
Layza Vasconcelos

      Música
Jeferson Leite
Danilo Rosolen
      Interprete de libras:
Lívia Mascarenhas
      Acessória de imprensa
Amanda Costa/Amora Produções
       Design:
Debora Santos
      Produção e realização
Cia. Teatro do Maleiro formas animadas y títeres

Duração 50 minutos /  Censura LIVRE/ 
LUGAR: Palco, Rua ou lugares alternativo 
 Dia da apresentação 5 a 6 pessoas presentes




Sinopse:


"Maria Bonita 'Flor de Mandacaru' é um espetáculo de bonecos de luva que conta uma história pouco explorada da vida de Lampião, o rei do Cangaço. A peça retrata o encontro de Lampião com Maria Gomes de Oliveira, que se tornou sua musa e companheira, e se passa no sertão. Maria Bonita embarca em uma aventura épica, enfrentando a morte, e somente Lampião pode salvá-la. Durante essa jornada, surgem diversos personagens que tornam a história ainda mais emocionante, misturando ficção e realidade, e combinando diversão, aventura e romance."
Release:
A escolha, tanto da linguagem de bonecos de luva que traz uma alusão ao “mamulengo”, quanto do tema histórico-fictício que envolve Lampião e Maria Bonita, justifica-se pela importância de se construir movimentos de resistência que impeçam a extinção de nossas tradições, de nossas raízes. A valorização da cultura popular representa o esforço de preservação da história de um grupo, de um povo, de uma sociedade. Conhecer e valorizar nossas regionalidades, nossas singularidades culturais, constitui-se como um movimento de constante construção e afirmação de nossas identidades.

Argumento: 
A escolha da linguagem de bonecos de luva que traz uma alusão ao mamulengo e do tema histórico fictício que envolve Lampião e Maria Bonita se justifica pela importância de se construir movimentos de resistência que impeçam a extinção de nossas tradições e raízes culturais.

Primeiramente, é necessário entender a importância de preservar e valorizar nossas tradições e raízes culturais. A cultura de um povo é parte fundamental de sua identidade, representando sua história, valores, crenças e modos de vida. Ao perder essas tradições, perdemos também parte de nossa identidade e conexão com nossas raízes.

No caso específico do mamulengo e da história fictícia que envolve Lampião e Maria Bonita, ambos representam elementos culturais e históricos do Nordeste brasileiro. O mamulengo é uma forma de teatro popular que utiliza bonecos de luva, tendo suas origens em tradições de origem africana e indígena. É uma manifestação cultural que conta histórias, transmite conhecimentos e mantém viva a memória coletiva de um povo.

A história fictícia que envolve Lampião e Maria Bonita, por sua vez, remete a um período marcante da história do Nordeste brasileiro: o cangaço. Lampião e seu bando representam a resistência do povo sertanejo contra as injustiças sociais e a opressão das elites. A escolha desse tema histórico fictício permite resgatar a memória desse período e valorizar a luta e a coragem desses personagens históricos.

Ao trazer esses elementos para a linguagem dos bonecos de luva, estamos utilizando uma forma de expressão artística que é acessível e cativante para diferentes públicos. Os bonecos de luva são uma técnica teatral que permite a interação direta com o público, tornando a mensagem transmitida ainda mais impactante e envolvente.

Ao construir movimentos de resistência que utilizam a linguagem dos bonecos de luva e abordam temas históricos e culturais, estamos fortalecendo nossa identidade cultural, valorizando nossas tradições e estimulando o interesse e o orgulho pelo nosso patrimônio cultural. Além disso, ao resgatar a memória de personagens históricos como Lampião e Maria Bonita, estamos reconhecendo e celebrando a luta de nossos antepassados, transmitindo esses valores para as futuras gerações.

Em resumo, a escolha da linguagem de bonecos de luva que traz uma alusão ao mamulengo e do tema histórico fictício que envolve Lampião e Maria Bonita se justifica pela importância de preservar e valorizar nossas tradições e raízes culturais. Ao construir movimentos de resistência que utilizam essas formas de expressão artística, estamos contribuindo para a construção de uma sociedade mais consciente de sua identidade e mais comprometida com a valorização de sua cultura.


Comentários

Postagens mais visitadas