MARIA BONITA
FOTOS DE LAYZA VASCONCELOS:
https://drive.google.com/drive/folders/0B5ArltYXAwojYTI4R1VpVHBWQTQ
https://drive.google.com/drive/my-drive (material ficha técnica)
https://drive.google.com/drive/folders/0B5ArltYXAwojYTI4R1VpVHBWQTQ
https://drive.google.com/drive/my-drive (material ficha técnica)
https://opopular.com.br/noticias/magazine/festival-com-36-apresenta%C3%A7%C3%B5es-c%C3%AAnicas-circula-por-goi%C3%A1s-1.1755594
censura: livre
duração 50minutos
FESTIVAIS:
- VI mostra Teatro Cidade Livre infância e movimento 2023
- 7ª Festival do Gama 2022
- Goiânia Fest Kids 2019
- Teatro para Todos: Sesi, Galhofada e Caldas Novas 2019
- 3º Festival de Teatro para infância e juventude (razões para Sonhar)
- Festival do Boneco Goiânia 2018
- 6ª Semana de Teatro de Goiás 2017
- 1º Festin/Go 2017
- 16º Festival Goiânia em Cena 2017
MAPA DE LUZ
•2 mics headset para os atores
•1 mic para pandeiro
•1 mic over para percussão
•1 canal para rabeca (mic. Próprio)
•Caixa de som/com retorno
Ficha técnica
Direção: Marcos Marrom
Direção: Marcos Marrom
Roteiro:
Leandra Nunes
Marcos Marrom
Gustavo vale
Vânia Marques
•
Atores:
Gustavo Vale
Vânia Marques
•
Iluminação:
Rodrigo Assis Horse
•
Criação Figurino atores:
Amilton Duarte
•
Figurinos bonecos :
Marcos Marrom
Euler Teodosio
Costureira dos bonecos:
Alaíde Rodrigues
Costureira dos figurinos dos atores :
Marley Gomes de Melo
•
Construções dos Bonecos:
Marcos Marrom
Alexandre Bellini
Euler Teodosio Maquete
•
Adereços dos Bonecos:
Euler Teodosio Maquete
Marcos Marrom
•
Fotos:
Layza Vasconcelos
•
Música
Jeferson Leite
Danilo Rosolen
•
Interprete de libras:
Lívia Mascarenhas
•
Acessória de imprensa
Amanda Costa/Amora Produções
•
Design:
Debora Santos
•
Produção e realização
Cia. Teatro do Maleiro formas animadas y títeres
Duração 50 minutos /
Censura LIVRE/
LUGAR: Palco, Rua ou lugares alternativo
Dia da apresentação 5 a 6 pessoas presentes
Sinopse:
"Maria Bonita 'Flor de Mandacaru' é um espetáculo de bonecos de luva que conta uma história pouco explorada da vida de Lampião, o rei do Cangaço. A peça retrata o encontro de Lampião com Maria Gomes de Oliveira, que se tornou sua musa e companheira, e se passa no sertão. Maria Bonita embarca em uma aventura épica, enfrentando a morte, e somente Lampião pode salvá-la. Durante essa jornada, surgem diversos personagens que tornam a história ainda mais emocionante, misturando ficção e realidade, e combinando diversão, aventura e romance."
Release:
A escolha, tanto da
linguagem de bonecos de luva que traz uma alusão ao “mamulengo”, quanto do tema
histórico-fictício que envolve Lampião e Maria Bonita, justifica-se pela
importância de se construir movimentos de resistência que impeçam a extinção de
nossas tradições, de nossas raízes. A valorização da cultura popular representa
o esforço de preservação da história de um grupo, de um povo, de uma sociedade.
Conhecer e valorizar nossas regionalidades, nossas singularidades culturais,
constitui-se como um movimento de constante construção e afirmação de nossas
identidades.
Argumento:
A escolha da linguagem de bonecos de luva que traz uma alusão ao mamulengo e do tema histórico fictício que envolve Lampião e Maria Bonita se justifica pela importância de se construir movimentos de resistência que impeçam a extinção de nossas tradições e raízes culturais.
Primeiramente, é necessário entender a importância de preservar e valorizar nossas tradições e raízes culturais. A cultura de um povo é parte fundamental de sua identidade, representando sua história, valores, crenças e modos de vida. Ao perder essas tradições, perdemos também parte de nossa identidade e conexão com nossas raízes.
No caso específico do mamulengo e da história fictícia que envolve Lampião e Maria Bonita, ambos representam elementos culturais e históricos do Nordeste brasileiro. O mamulengo é uma forma de teatro popular que utiliza bonecos de luva, tendo suas origens em tradições de origem africana e indígena. É uma manifestação cultural que conta histórias, transmite conhecimentos e mantém viva a memória coletiva de um povo.
A história fictícia que envolve Lampião e Maria Bonita, por sua vez, remete a um período marcante da história do Nordeste brasileiro: o cangaço. Lampião e seu bando representam a resistência do povo sertanejo contra as injustiças sociais e a opressão das elites. A escolha desse tema histórico fictício permite resgatar a memória desse período e valorizar a luta e a coragem desses personagens históricos.
Ao trazer esses elementos para a linguagem dos bonecos de luva, estamos utilizando uma forma de expressão artística que é acessível e cativante para diferentes públicos. Os bonecos de luva são uma técnica teatral que permite a interação direta com o público, tornando a mensagem transmitida ainda mais impactante e envolvente.
Ao construir movimentos de resistência que utilizam a linguagem dos bonecos de luva e abordam temas históricos e culturais, estamos fortalecendo nossa identidade cultural, valorizando nossas tradições e estimulando o interesse e o orgulho pelo nosso patrimônio cultural. Além disso, ao resgatar a memória de personagens históricos como Lampião e Maria Bonita, estamos reconhecendo e celebrando a luta de nossos antepassados, transmitindo esses valores para as futuras gerações.
Em resumo, a escolha da linguagem de bonecos de luva que traz uma alusão ao mamulengo e do tema histórico fictício que envolve Lampião e Maria Bonita se justifica pela importância de preservar e valorizar nossas tradições e raízes culturais. Ao construir movimentos de resistência que utilizam essas formas de expressão artística, estamos contribuindo para a construção de uma sociedade mais consciente de sua identidade e mais comprometida com a valorização de sua cultura.
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