10 anos de muita arte MARIA BONITA FLOR DE MANDACARU


A Cia. Teatro do Maleiro levará o seu característico teatro de bonecos para estudantes e professores da região noroeste de Goiânia e moradores de Aparecida de Goiânia e Anápolis. A circulação começará na sexta-feira (10/08) e seguirá até o dia (21/09), com o apoio da Lei Municipal de Cultura. A classificação do espetáculo é livre e a entrada será gratuita. Confira no final da matéria as datas, horários e locais.
 
 
O espetáculo é uma mistura de ficção e realidade. Maria Bonita “Flor de Mandacaru” traz o teatro de animação para contar a história de vida do Lampião, rei do cangaço, e de sua amada Maria Bonita. Tendo o sertão como contexto, a flor de “Mandacaru” se lança em uma épica aventura e fica cara a cara com a morte. No decorrer da jornada surgem diversos personagens que apimentam ainda mais essa dramaturgia.  
 
 
“Fazer teatro de formas animadas por 10 anos é extremamente prazeroso. Mais ainda levar o espetáculo Maria Bonita para comunidades carentes, especialmente, escolas públicas – que é justamente de onde viemos. Teatro não é só para classe A ou B, pelo contrário. O teatro é movimento e ele precisa também ser volante”, explica o diretor da Cia Marcos Marrom.  
 
 
Segundo o ator manipulador de bonecos, Gustavo Vale (Lampião) é fantástico ir para escolas e poder impulsionar o teatro de animação. Para ele povoar o imaginário das crianças é o mais encantador. O objetivo da circulação é fomentar e difundir esse tipo específico de teatro e fazer com que o público entenda a nossa arte. 
 
 
A atriz que interpreta Maria Bonita, Vânia Marques só teve o privilégio de pisar em um teatro quando iniciou o curso de Artes Cênicas. “Enquanto artista apresentar esse espetáculo em escolas públicas é um traço de alteridade, pois nunca tinha visto falar de teatro e muito mesmo de bonecos na minha juventude. Ir para o palco, num lugar que nunca imaginei e contar a história de Maria Bonita é muito gratificante e enriquecedor para mim, pois eu consigo me ver nessas crianças”, diz emocionada.  
 
 
Para o diretor Marcos Marrom a escolha, tanto da linguagem de bonecos de luva, que traz alusão ao “mamulengo”, quanto do tema histórico-fictício que envolve Lampião e  Maria Bonita vem como forma de valorização da cultura popular. 
 
 
“Conhecer e valorizar nossas singularidades culturais constitui-se como um movimento de constante construção e afirmação de nossas identidades”. “O teatro de bonecos me encanta, pois eles podem fazer coisas que os humanos não podem. Os bonecos alcançam a dimensão do fantástico”, afirma o ator Gustavo Vale que interpreta o Lampião. 
 
 
A peça conta também com os músicos Jeferson Leite e Danilo Rosolem que trarão sons típicos do Nordeste. O público vai se surpreender com o formato, pois ele foi feito para quebrar o tradicionalismo de teatro de bonecos, em que o bonequeiro fica atrás da empanada sem ser visto ou com roupa preta.  
 
 
Serviço  :Maria Bonita “Flor de Mandacaru” 
 
Agosto
Data: 10/08
Horário: 9h 
Local: Escola municipal Nossa Senhora Aparecida, Rua BS 21, 0 - QD 27 - São Domingos, Goiânia 
 
17/08
Horário: 15h; 
Local: Escola Municipal Bernardo Élis, R. SC 33 - São Carlos, Goiânia
 
18/08
Horário: 9h
Local: Escola Municipal GO 04, Alameda dos Ciprestes/Recreio dos Bandeirantes, Goiânia 
 
31/08
Horário: 16h; 
Local:  Escola Municipal Sthepânia Alves Bispo, Qd. 74, entre as rua VM-03 e VM-, R. Transversal, 12 - Jardim Liberdade
 
Setembro 
Data: 01/09
Horário: 19h30; 
Local: Teatro Cidade Livre, Quadra 21 Lote, Av. Progresso, 4 - Jardim Monte Cristo, Aparecida de Goiânia
 
14/09
Horário: 15h 
Local: UEG de Anápolis
 
21/09
Horário: 15h
Local: Escola Municipal Odília Mendes Brito, VM4A - St. Novo Planalto, Goiânia

Comentários

Postagens mais visitadas