O Teatro de Bonecos e os 5 anos da A Cia teatro do maleiro formas animadas Y Titeres. Difusão na Arte de Titiretar


*Rafael Ribeiro Blat



A ARTE teatral se renova, configura, refaz cria cores, recria mundos,
valoriza metáforas de vidas cotidianas, um ofício de milênios, invade espaços, constrói fantasias, transforma vidas, salva corações desolados... Em nosso contemporanismo, os atores se esforçam para que suas histórias tenham mais verossimilhança com a vida. Em contraponto, outra arte milenar também toma conta da nossa esfera artística. O teatro de bonecos. Sabemos que Boneco é uma figura humana, animal ou abstrata movimentada manualmente por uma pessoa e não por nenhum meio mecânico autônomo, sendo também conhecidos pelo nome de Títeres. Essa definição ampla abrange uma enorme variedade de gêneros teatrais e a uma grande variedade de figuras, mas não se aplica a determinadas atividades e figuras semelhantes. Uma boneca de brinquedo, por exemplo, não é um títere, e uma menina que brinca com sua boneca como se fosse um bebê de verdade não está fazendo um espetáculo de títeres. Mas se ela colocar o pai e a mãe sentados como uma platéia e fizer a boneca andar pela beira da mesa, agindo como um bebê de verdade, então estará apresentando uma forma rudimentar de teatro de Títeres. Ao que tudo indica, o teatro de Títeres existiu em quase todas as civilizações e em quase todas as épocas. Na Europa, há registros escritos já no século V a.C. Os registros escritos de outras civilizações são menos antigos, mas na China, na Índia, em Java e em muitas outras partes do Oriente o teatro de bonecos tem uma tradição tão antiga que é impossível determinar quando começou. Os indígenas norte-americanos usam tradicionalmente figuras semelhantes a Títeres em seus rituais mágicos. São escassos os registros de títeres na África, mas a máscara é traço importante de quase todas as cerimônias mágicas africanas, e é difícil traçar uma linha divisória entre o Títere e um ator mascarado. Pode-se afirmar que o teatro de Títeres ou de bonecos surgiu sempre antes do teatro escrito, ou melhor, surgiu antes da própria escrita. O teatro de bonecos é um dos instintos mais antigos da espécie humana. Há quem afirme que o teatro de bonecos é a forma mais antiga de teatro, que dele é que surgiu a arte dramática. Não há como comprovar nem negar uma afirmação dessas. É pouco provável que todas as formas dramáticas da humanidade tenham sido diretamente inspiradas pelo teatro de bonecos, mas está aprovado que desde tempos muito remotos o teatro de bonecos e o teatro humano se desenvolveram lado a lado, e que muito provavelmente um influenciou o outro.A origem desses dois tipos de teatro está na magia, nos rituais de fertilidade, no instinto humano de representar aquilo que se deseja que aconteça na realidade. Ao longo do seu desenvolvimento, o teatro de bonecos foi perdendo essa origem mágica, que foi substituída por um encantamento infantil ou por teorias mais sofisticadas de arte e drama, mas mesmo para as platéias de hoje o fascínio do teatro de bonecos está mais perto do seu sentido mágico primitivo. Apesar de ter a mesma origem do teatro humano, o teatro de bonecos tem características especiais, que garantiram a sua sobrevivência ao longo de tantos séculos, e conservaram intacto o seu fascínio. A comunhão entre o ator e a platéia é o coração e a alma do teatro, e essa comunhão pode se dar de uma maneira muito especial, na verdade muito intensa, quando o ator é um boneco. Em Goiânia A Cia teatro do maleiro formas animadas Y Titeres, completa 5 anos de existência e se firma como umas das principais na categoria no quesito difusão e produção artística. A Cia do Maleiro nasceu no berço do tango e num do principais centros de pesquisa sobre o boneco. A Argentina. Trabalho realizado pelas mãos do bonequeiro Marcos Marrom, a Cia tem investido em várias pesquisas e propostas para o fomento do boneco. Em 2007, Marcos Marrom teve a ideia de montar uma Cia. de bonecos, após trabalhar na Cia de teatro Nu Escuro. Em 2008 seguiu para a Argentina (Buenos Aires) para encontrar com Noalaní Agulló, Gabriela Civale, Eduardo Paéz e montou o espetáculo “Cuerda Bamba”, a partir do mesmo espetáculo, surgiu a ideia do nome da Cia. “Teatro do Maleiro formas animadas y títeres”. Na Argentina a Cia. realizou mais de 50 apresentações nos mais diversos locais, como o Museo del Títeres de Sarah Biachi , Calle de los títeres e no Festival de Teatro de La Classe Obrera e, passou ainda, dose meses trabalhando nas escolas públicas da Argentina pelo projeto “Teatro na Escola” da universidad San Martin.No Brasil, em 2011, na cidade de Goiânia, a Cia. estreou a peça O Boneco de Cor com o objetivo de estimular a imaginação dos jovens e adultos a partir de uma história cerceada de muita poesia e interação com o público. No mesmo ano, foi premiada como melhor espetáculo pelo juri especial do III Festival Nacional de Teatro realizado em Goiânia pela Cia. Oops! O espetáculo passou ainda pelos festivais Goiânia em Cena, Sesc (Go), pelo projeto Cortina Aberta, Oficina Cultural Geppetto, (FRING) Festival Internacional de Curitiba - 2012, Teatro Coletivo em São Paulo, e pela 3ª edição do Festineco em Brasília. Nestes 5 anos a cidade de Goiânia mudou muito o olhar sobre o teatro de bonecos. Além do Maleiro, a Cia Nu Escuro pelas mãos da bonequeira Izabela Nascente, se fixa como um dos principais do país, além de outros excelentes bonequeiros como Marcos Lotufo do centro cultural Geppetto que inclusive presta alta consultoria à vários grupos que pesquisa esta categoria, como por exemplo o grupo de teatro Arte e fogo. Consecutivamente artistas se despertam para a importância do boneco. Um recente grupo, o Destinatários de Thiago Santana, também começa a entrar nesta Saara primordial ao teatro. Nestes 5 anos a Cia Teatro do Maleiro formas animadas Y Títeres, lança um pacote comemorativo que inclui apresentações no mês de setembro do premiado espetáculo O Boneco de Cor, e além disto uma série de curta metragens que a Cia produziu cujo foco é discutir a relação de alguns bonequeiros da cidade de Goiânia, e grupos que utilizam o boneco.Para os curta metragens Foram entrevistados os artistas: Marcos Amaral Lotufo, construtor, design, produtor, professor.Isabela Nascente atriz, bonequeira, diretora, Cia Nu escuro. Guadalupe- costureira, atriz, artista plástica, professora e bonequeira. Delgado Filho- ator, Diretor, bonequeiro e Martins Muniz – diretor de cinema e bonequeiro . Convidamos a cidade de Goiânia a abrir os braços cada vez mais a magia dos bonecos. Um rico e fundamental trabalho.

Cinema - Curta-metragem Sr. Jesus? e curtas metragens de bonequeiros que trabalha ou já trabalharam em Goiânia produzido pela Cia. Teatro do Maleiro formas animadas y títeres com co-produções Topada Produções e Fora da Lei cinema e videos  Dias 12 e 13 (quarta e quinta)
Horário: 18h
Entrada Franca
Censura Livre


Dias 12 e 13 de Setembro (quarta e quinta) Horário: 20h (teatro) e 18h (cinema) Ingresso: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia) para o teatro e entrada franca no cinema


TEATRO GOIANIA OURO CENTRO Rua 03, esquina com Rua 09, nº 1.016, Galeria Ouro, Centro - Goiânia - GO 96653490/85541259



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