PROJETO VIDEOS, DOCUMENTÁRIOS E FILMES

ACOMPANHE OS PROJETOS: 
http://yaciaranara.blogspot.com.br/  


O projeto: "VIDEOS, DOCUMENTÁRIOS E FILMES" é uma ideia que veio em 2010, quando o ator Marcos Marrom trabalhou no documentário de Sergio Mercurio; "El Garrafa: Una Película de Fulbo". (https://www.youtube.com/watch?v=Y0NzeQqJ5sM)

Ao voltar para sua cidade interessou de fazer alguns documentários, sobre algumas pessoas que para Cia. se faz interessante, um deles é o desenvolvimento artístico e cultural.

No ano de 2011 construímos o documentário Sr. Jesus? do artista Plástico Divino Moreira. Que fortaleceu a ideia fazer um projeto que poderia discutir assuntos pertinentes com as imagens.

 

"Na calçada madeira espalhada
para serem levadas
vem a criatividade
começo a fazer
vem o resultado
levo para vender
com dinheiro no bolso
me sinto mais moço
com muito prazer" 

Divino Moreira 

Colocamos como um dos objetivos da Cia. que de 5 em 5 anos, vamos tentar  fazer um projeto documental de artistas que trabalham com bonecos. 
no sentido de pesquisa e documentar alguns trabalhadores da arte de animação. 

No ano de 2012 iniciamos o projeto com 5 bonequeiros da cidade. Propusemos a buscar nos videos o que os construtores tinham a mais em comum do que fazer boneco. E sempre com a pergunta "Somos artistas? mas parece que fazemos outras coisas, não?" Deparamos com grandes respostas, a paixão, o silêncio, a curiosidade, o experimentar foi o fio do roteiro para motivar a nossa pesquisa. 
primeira entrevista foi  com o design e pesquisador  Marcos Amaral Lotufo

bonequeiro Fusquinha (https://www.youtube.com/watch?v=Z9JGLEpBkjA)
 "Não sou manipulador mais tenho vontade de ser,  a gente sempre imagina os gestos a função do boneco, de não apresentar dificulta um pouco, como isso vai funcionar em cena, como a gente vai funcionar os movimentos, eu estou começando agora  preparando para manipular um dia" Marcos Amaral Lotufo

Izabela Nascente bonequeira, pesquisadora apelidamos de Bonequeira Nu escuro (https://www.youtube.com/watch?v=AHToVJkqEwU)

 "Eu, que considerava os bonecos como meus filhos, que tinha a maior dificuldades de sair perto deles, agora eu tenho uma criança que pretendo levar mais próximo da arte, porque a arte é a unica forma de você ser tranquilo no mundo, ou de você ser feliz, porque acho que ela nós aproxima de Deus." Izabela Nascente. 

"É logico que a gente precisa ganhar dinheiro, mas se eu pudesse fazer um grupo que topasse a fazer de forma aventureira, eu também continuaria trabalhando com teatro de bonecos, independente do retorno financeiro. Para mim a grande dificuldade é justamente a formação de grupo. Guadalupe de Castro apelidada"
Bonequeira Costureira (https://www.youtube.com/watch?v=uL6LpMNUmAk) 



"O boneco é a alma do artista quem estiver manipulando ele, se o manipulador for bom o boneco toma vida, se não ele morre." Martins Muniz apelidado bonequeiro Cineasta (https://www.youtube.com/watch?v=3Tk4j6dIArM)

 "Eu acho que o espetáculo em si é importante, mas tem que deixar alguma mensagem, tem que deixar algum questionamento para a platéia que está assistindo." Delgado Filho. Apelidado Bonequeiro Delgado (https://www.youtube.com/watch?v=zRLCWG409KI) 


NO ANO DE 2015 iniciamos uma novo projeto que fizemos um filme de característica de media metragem ousando a ficção com atores e desenho animado, para um documental da escritora YACIARA NARA que faleceu no ano de 2015 então fizemos um pré lançamento no dia 09/12/2015  na UBE GO, onde pretendemos lançar o filme em 2016 . 
 "Sou herdeira itinerante neste mundo cão..." Yaciara Nara 
tease pode ser visto ( https://www.youtube.com/watch?v=yL8CedsEitE) 





Comentários

Postagens mais visitadas